top of page

O que é um trauma?

Entenda, como o trauma pode trazer danos emocionais, físicos e psicológicos.

Trauma é uma ferida emocional que surgiu após uma experiência angustiante e dolorosa… E após essa experiência a sua visão sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo mudou, atingindo a sua capacidade de se relacionar, de se comunicar, de existir no mundo.

Em alguns momentos as suas emoções podem estar mais afloradas ou reprimidas, ao ponto de você não entender o que está acontecendo.

É isso mesmo, o trauma pode trazer danos emocionais, físicos e psicológicos. E deixa eu te falar algo muito importante, aquilo que pra você pode ter sido simples para o outro pode ter sido devastador.

A verdade é que cada um de nós interpreta, enxerga a vida com lentes únicas.

Por isso a importância de olharmos para nós mesmos e para o nosso próximo com gentileza, respeito e amor, porque cada um de nós tem uma história que precisa ser acolhida e respeitada.

Uma experiência dolorosa pode ser ressignificada ao ponto de um dia olhar para o passado e não lhe causar sofrimento, pois a memória bloqueada foi reprocessada, trazendo a partir de então um novo sentido em sua vida. Como psicóloga e terapeuta EMDR eu compartilho com você que através da terapia EMDR essa mudança pode ser possível.

Acredito que agora ficou mais claro para você o que é uma ferida emocional. E esse é o meu propósito aqui, que você se conheça e Floresça de dentro para fora.


Texto inspirado do livro: O Corpo Guarda Marcas de Bessel Van der Kolk.


Cheiro no coração

Léa Fávero

Psicóloga e Terapeuta EMDR



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page