Um ferida emocional compromete a área cerebral que transmite a sensação corporal de estar vivo.
Pesquisas recentes permitiram uma explosão de informações sobre as sequelas, consequências do trauma psicológico, dos maus-tratos e da negligência. Disciplinas como a neurociência (que é um área que estuda como o cérebro ampara os processos mentais) entre outros ramos da ciência, tem publicado estudos que revelam que o trauma provoca mudanças físicas, entre as quais o sistema de alarme do cérebro é alterado, liberando aumento de hormônios do estresse e alterações que separam as informações importantes das irrelevantes.
Sabemos que o trauma compromete a área cerebral que transmite a sensação corporal de estar vivo. Essas mudanças explicam por que pessoas traumatizadas têm sempre a sensação de que tudo pode dar errado, mesmo que isso venha a prejudicar a espontaneidade em sua rotina diária.
É por isso que as vítimas de um trauma passam repetidas vezes pelos mesmos problemas e têm tanta dificuldade de aprender com as experiências. E isso nos ajuda a entender que alguns comportamentos repetidos não acontecem por pouca força de vontade, falta de coragem ou má índole, mas são frutos de mudanças reais no próprio cérebro.
A verdade é que cada um de nós interpreta, enxerga a vida com lentes únicas.
Acredito que agora ficou mais claro para você os efeitos provocados pelo trauma. E esse é o meu propósito aqui, é que você se conheça e Floresça de dentro para fora.
Cheiro no coração
Léa Fávero
Psicóloga e Terapeuta EMDR
#terapiaemdr #emdronline #feridaemocional #feridasemocionais #ocorpoguardamarcas #terapia #psicologaonline #terapiaonline #psicoterapiaonline #emdr #psicologoonline #vida #sentidodevida #floresciementointeior
Commentaires